fbpx

Varanda Gourmet pequena. É possível? Como decorar?

Se faltava versatilidade aos apartamentos, os empreendimentos recentes fizeram questão de encerrar a discussão apresentando a varanda gourmet. A popularidade desse cômodo, entretanto, levou à seguinte dúvida: como decorá-la em espaços reduzidos?

Para inspirar a sua criatividade em projetos exclusivos que aliem elegância e funcionalidade, reunimos cinco dicas para você decorar a varanda gourmet — seja ela para casa ou apartamento.

Confira o nosso post e veja como é possível decorar uma varanda gourmet pequena!

1. Comece pelo essencial de uma varanda gourmet

Por mais que a imaginação vá longe em ideias mirabolantes, uma varanda gourmet deve ser composta, inicialmente, pela sua essencialidade: ser um espaço de convívio e lazer, com comodidade para preparar receitas e servir confortavelmente as visitas.

A estruturação desse ambiente social deve, portanto, acomodar um móvel ou bancada para auxiliar o talento culinário dos anfitriões, área delimitada para um cooktop, forno elétrico ou até mesmo uma churrasqueira, e gabinetes ou armários para os utensílios.

Aqui vale também apostar na comodidade dos móveis planejados, que aproveitam cada centímetro da metragem disponível.

2. Estenda o estilo da sala à varanda

Como a varanda gourmet é uma extensão da sala de estar, nada mais coerente do que replicar o estilo decorativo do ambiente social à área externa, não é mesmo?

Mas por estarmos falando de uma varanda pequena, cuide para que o ambiente não fique carregado. A varanda gourmet exige uma decoração pontual, como um eco do que se originou na sala. E isso pode ser feito com a utilização das mesmas cores da sala ou seguindo a tendência do principal material da área interna — como tijolo, madeira ou mesmo metais.

Fechar a varanda com vidro ou remover as portas da varanda — ampliando, assim, a sala — são boas alternativas, mas cuidado: convém pensar na instalação de uma coifa ou em saídas de ar eficientes para que o aroma não se espalhe por todo o lar.

3. Alie praticidade e elegância

Assim como é possível criar uma cozinha gourmet gastando pouco, o mesmo ocorre na varanda gourmet,  primando sempre pela praticidade na sua decoração.

Para os pisos, cerâmica ou porcelanato conferem beleza e versatilidade, sem falar que são de fácil manutenção. A escolha dos móveis também deve partir do mesmo conceito: em madeira ou em fibra, para não desgastá-los devido à exposição solar e outras interferências climáticas.

4. Deixe florescer o bom gosto decorativo

Uma decoração natural tem tudo a ver com ambientes externos, não acha? Por isso, um jardim vertical ou uma pequena horta pelas paredes são excelentes aliados decorativos.

O jardim, porque plantas trazem mais vida e cor à varanda gourmet, e a hortinha porque garante uma alimentação muito mais saudável e prática — imagine, colher na própria casa os ingredientes das suas principais receitas?

5. Não ignore a elétrica e iluminação da varanda

Como os ambientes internos pedem por um projeto luminotécnico eficiente, a varanda gourmet não é exceção e necessita de boa iluminação para manter as reuniões gastronômicas vistosas e atraentes. Para isso, vale usar a iluminação direta, pelo teto, ou focos indiretos, com luminárias de parede. Assim, sua varanda gourmet vira um atrativo de dia e à noite.

Ah! E não esqueça dos pontos de energia elétrica, já que a decoração da varanda pode ser complementada com adegas, grills e outros eletrodomésticos.

E então? O que achou das nossas inspirações para compor a varanda gourmet? Para ficar por dentro de outras dicas, como as que sugerimos neste post, assine a nossa newsletter e confira nossas sugestões para outros cômodos de casas e apartamentos!